Vai trocar a bateria do carro? Confira algumas dicas que você precisa saber.

04/08/2020
Vai trocar a bateria do carro?
Vai trocar a bateria do carro?

Acabou a Bateria do seu carro? E agora, chegou a hora de trocar e escolher a peça certa, parece uma tarefa simples, mas não é bem assim, não com tantas especificações técnicas tamanhos e marcas diferentes no mercado.

Confira agora algumas informações necessárias para escolher bem na hora da compra.


A escolha pela bateria mais adequada precisa ser muito bem estudada pra você não toma prejuízo e não comprometer sua segurança, hoje em dia as baterias dos carros costumam ter uma vida útil de dois a três anos, claro que depende de alguns fatores como: a parte elétrica esta em dia (revisada), qualidade do produto e uso adequado do veículo.

As baterias praticamente todas elas são livres de manutenção, ou seja são as famosas baterias seladas, estas são melhores que as convencionais, antes era necessário fazer o complemento ou adição da solução sendo colocada em cada elemento.

Antes de aprofundarmos em qual a bateria ideal para seu carro, é importante você saber como funciona a bateria do carro, em nosso blog tem um artigo explicando tudo.

Agora sabendo disso a gente precisa pensar que cada modelo de carro tem a necessidade especifica que precisa de uma bateria com o tamanho e características específicas, por exemplo: se você tem um modelo de carro que é fabricado em várias versões com motorizações e pacotes de itens diferentes, vamos supor um Volkswagen gol que pode ter motores 1.0, 1.6 e 1.8, sendo que algumas versões são básicas e outras vêm bem cheias de componentes elétricos, como: ar-condicionado, vidros e travas elétricas, sistemas de som, alarme, faróis auxiliares, enfim uma quantidade enorme de itens que exigem uma carga muito maior de energia.

Se você instala no seu carro que tem um motor 1.8, por exemplo: uma bateria própria para um carro 1.0 básico pode ter certeza que você vai ter problemas, o principal deles é a incapacidade que a bateria vai ter de gerar energia suficiente para sustentar as partidas do motor e o funcionamento correto de todos os componentes elétricos, o segundo é a vida útil, porque, você vai estar o tempo todo exigindo muito mais do que a bateria pode oferecer.


Uma dica importante é você checar no manual do seu carro quais são as características técnicas da bateria adequada para aquele modelo, essas informações vêm estampadas nas embalagens ou na etiqueta colada no corpo da bateria elas são identificadas pelas siglas ampères hora (Ah), Corrente de partida (CCA) e a reserva de carga (RC), mas a final o que quer dizer estas siglas?


Ah: É a medida da capacidade de armazenamento elétrico que a bateria capaz de proporcionar.

CCA: trata se da quantidade de corrente que uma bateria pode fornecer a uma temperatura de menos 18 graus centígrados.

RC: é a reserva de capacidade ela determina o tempo em minutos que o produto plenamente carregado pode fornecer 25 ampères até uma tensão final de 10 e meio volts.

Se você for trocar a bateria, mas estiver na dúvida procure uma loja especializada de confiança, pois, tem alguns carros mais modernos que vêm equipados com um monte de sensores e sistemas elétricos que dependem de uma parametrização do sistema para não serem desconfigurados, outra coisa que tem que prestar atenção é com a posição correta dos pólos se você inverter isso na hora da instalação tem um risco muito grande de você fechar um curto e danificar vários componentes, e ainda você pode causar o incêndio. 


A partir de 2013 as baterias começaram a ser comercializadas aqui no Brasil já com o selo do Inmetro, isso significa que diversas marcas foram testadas enquadradas dentro de um processo de normatização e diversas medições são feitas para verificar se a bateria cumpre o que promete no rótulo.


Ficou com alguma dúvida sobre qual a bateria escolher na hora da troca? Entre em contato conosco estamos a uma chamada de distância, disk baterias em Campina Grande.